Workshop Marketing, Mídias Sociais & Negócios – Santo Amaro
11 de maio de 2018
Empreendedorismo e Maternidade – Jornal A Tarde
17 de maio de 2018

Do telefone fixo ao Whatsapp

Passamos por diversas evoluções na comunicação. No princípio nos comunicávamos por ruídos, depois evoluímos para os desenhos em pedras, os sinais, os gestos, as cartas, os jornais e revistas, a rádio, a tv, o telefone, o celular, a Internet, o smartphone… Ufa! Não necessariamente nesta ordem e nem nesta velocidade de acontecimentos, mas o objetivo aqui é mostrar o quanto as coisas mudaram e o quanto ainda tem para evoluir.

Muitas foram as transformações na comunicação, em se tratando do ambiente empresarial, não seria diferente.

Antes, o fato de uma empresa ter um telefone fixo, atribuía a ela a imagem de credibilidade, de uma instituição sólida e organizada. Até aproximadamente 5 anos atrás, uma organização que não tivesse número fixo, apenas o celular, passava uma ideia de instabilidade, de descrédito. Hoje a história é completamente diferente, o celular se tornou prioridade, ou melhor, o aplicativo whatsapp é quem recebe total atenção.

Contratação de serviços, marcação de consultas, venda de produtos, envio de arquivos, quase tudo é feito pelo aplicativo. A forma como as empresas se comunicam com seus clientes se transformou e, não tê-lo como forma de contato com seus clientes, passa uma percepção de empresa desatualizada, ultrapassada.

Percebendo este interesse no ambiente comercial, o próprio aplicativo evoluiu, disponibilizando uma versão para negócios, o chamado Whatsapp Business. Este com versão para empresas de pequeno/médio porte, como também de grande porte.

A nova versão, tem a possibilidade de colocar no perfil informações como: endereço, horário de funcionamento, segmento, mensagens automáticas e até mesmo associar a um telefone fixo. A atualização se tornou fundamental, pois além de passar algumas informações básicas sobre a empresa, ainda automatiza uma parte da comunicação.

A forma de estabelecer e estreitar a relação das instituições com seu público, agora é outra. Aplicativos de comunicação mostram isso e fazer parte deste mundo, só trás benefícios.

Ainda existem empresários que são resistentes a estas mudanças, preferem o uso exclusivo do telefone fixo e ainda utilizam fax. Pode parecer estranho, mas infelizmente ainda é uma realidade para diversos negócios, que só perceberão o quanto estão equivocados quando forem engolidos pelo mercado.

Não seja um deles!

 

Priscyla Caldas