“Então é Natal… E o que você fez…”- Marketing e datas comemorativas
20 de dezembro de 2018
Não preciso de site, já estou nas mídias sociais!
15 de janeiro de 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Priscyla Caldas participou de uma reunião em que o cliente estava super preocupado com as estratégias que iria usar na internet em 2019. Além de fazer muitas perguntas, ele explicou o que imaginava ser importante e dentre as informações, sugeriu ferramentas, aplicativos e pronunciou terminologias muito usadas pelos gurus do marketing digital, algumas antigas, outras novas, que muitas vezes para o leigo, só dificulta o entendimento das coisas.

O ponto que quero falar é que, o básico, o simples, o essencial, a comunicação direta, estava sendo deixada de lado.

Quando perguntei quais eram seus diferenciais, ele falou em ‘qualidade’, ‘tecnologia’ e citou ‘acolhimento’, de maneira tímida quando retratou sobre seu ‘atendimento personalizado’.

Por se tratar de um Laboratório, itens como ‘qualidade’ e ‘tecnologia’ não são diferenciais e sim requisitos mínimos para a existência da empresa, já que os resultados dos exames devem ser precisos. Quando perguntei mais sobre o ‘acolhimento’, ele passou a explicar melhor e foi aí que percebemos ser este um dos grandes diferenciais da empresa. Ou seja, o simples e não menos importante, o que fazia muitos clientes voltarem, era o carinho, a maneira acolhedora com que eram tratados pela equipe.

Quando voltamos a falar em internet, mídias sociais, analisei que a comunicação através dos posts nada tinha de acolhedora, de humana, de próxima. O que eles praticavam no dia-a-dia não era compartilhado, tendo assim, uma linguagem fria e generalizada.

O que quero deixar claro é que muitas vezes a empresa está TÃO preocupada com as novidades, com ‘leads’, ‘chatbots’, ‘google ads’, marketing disso, marketing daquilo, que esquece que o simples, que falar com verdade, dará para ele mais engajamento e consequentemente o resultado que tanto deseja.

Saber as novidades é importante, conhecer as ferramentas também, mas internet vai muito além de gráficos e planilhas. Acolha o seu cliente, escute o que ele tem a dizer, se preocupe menos com a forma e mais com a essência!

Bons negócios! 💪

 

Priscyla Caldas | priscyla@exitomarketing.com.br