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Sempre ouço pessoas falando que leram no artigo X, do site Y, que o melhor horário para publicar é a noite. Ainda afirmam que este é o horário em que t-o-d-o-s estão em casa, acessando as suas páginas nas mídias sociais.

Bom, vou começar a falar sobre o assunto afirmando que Marketing Digital NÃO é receita de bolo! O que funciona para A, não necessariamente funcionará para B. O que funcionou para A em um determinado mês, pode ser que no seguinte não funcione mais, ou não da mesma maneira.

Estas afirmações generalizadas, caem por terra quando uma empresa percebe que não terá os resultados que esperava ao iniciar as ações de marketing digital.

O que sempre converso com o cliente quando ele vai para reunião cheio de ‘afirmações’ do tipo, é que precisamos por um período inicial, avaliar o que deu certo e o que não deu e, a partir daquele momento, fazer uma análise do que será aplicado nas páginas, qual estratégia usar e quais ações realizar.

Em relação ao horário, o que precisa ser considerado é com qual público a empresa quer interagir. Se o seu público é formado por atletas, dependendo da atividade, o ideal é que suas postagens sejam de manhã logo cedo. Se o público for de mães de bebês, recomenda-se que alguns posts sejam durante a madrugada, já que elas precisam de ‘companhia’ enquanto colocam o filho para dormir.

Para o Instagram, as publicações até 2016, apareciam de forma cronológica, ou seja, o feed era organizado de maneira que as postagens mais recentes apareciam em primeiro e para ver as anteriores, bastava deslizar.

Não existe um conhecimento exato sobre a funcionalidade dos algoritmos, mas é sabido que existem 3 fatores que influenciam como as postagens aparecem. Usarei o Instagram como mídia social e a referência será do Marketing de Conteúdo:

1. Temporalidade: embora os posts não sejam mais cronológicos, o Instagram ainda leva em consideração o quão recente uma imagem é;

2. Engajamento: o engajamento total de um post, que é medido por meio dos comentários e curtidas, especialmente em seus momentos iniciais, faz com que um post seja priorizado ou não;

3. Relacionamento: a rede prioriza os posts das contas com as quais o usuário mais engaja, seja por meio de comentários, curtidas, mensagens diretas ou buscas.

 

As afirmações acima deixam claro que o horário não é o fator mais relevante na hora de fazer as publicações. Estamos na era da comunicação e gerar conteúdo é importante.

Óbvio que é importante ficar atento aos algoritmos, aos melhores horários e as características do seu público. Mas o mais importante é oferecer conteúdo inédito e de qualidade, assim, além de seguidores, terá clientes interessados na sua empresa.

 

Priscyla Caldas